Preparamos uma análise dos erros mais frequentes que impedem o envio correto de seus balancetes ao TCMGO.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: A cobertura da alteração de saldo dessa ficha não pode ser criação de nova fonte, sendo que essa fonte deve ter sido suplementada em meses anteriores. Terá que escolher outra Cobertura* na Alteração de Saldo e de acordo com a alteração desejada fazer o Fechamento do Decreto.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Anexar o arquivo da lei de crédito especial. No caso foi feito alteração de saldo como crédito especial mas não foi anexada a lei junto ao arquivo.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Foi incluída uma nova fonte na despesa, porém na alteração de saldo foi cadastrada com a cobertura anulação de dotação. Tem que ser como nova fonte.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: O documento fiscal foi alterado, o número, série ou tipo depois de ter enviado o balancete ao TCM. Colocar igual foi no balancete anterior.
ACESSAR EM: Balancete\Movimentos\Documentos
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: O contrato nesse empenho foi alterado depois que enviou o balancete ou o empenho foi enviado SEM o contrato e agora está COM o contrato/aditivo. Terá que deixar o empenho conforme foi para o TCM.
ACESSAR EM: Configuração\Megaadmweb\Segurança\Pesquisa de LOG
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: O contrato nesse empenho foi alterado depois que enviou o balancete ou o empenho foi enviado COM o contrato e agora está SEM o contrato/aditivo. Terá que deixar o empenho conforme foi para o TCM.
ACESSAR EM: Configuração\Megaadmweb\Segurança\Pesquisa de LOG
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Alterou o valor ou o código da retenção da retenção depois que enviou o balancete. Fazer a pesquisa de LOG ou verificar no arquivo enviado do mês da OP, para verificar como foi enviada.
ACESSAR EM: Configuração\Megaadmweb\Segurança\Pesquisa de LOG
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Verificar se teve mais de um estorno na mesma rubrica de receita, conta bancária e fonte. Tem que ser somente um.
ACESSAR EM: Balancete\Movimentos\Estorno de Receita.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Só poderá anular o valor que recebeu de receita para a mesma conta bancária e fonte. Para conferência verificar na própria tela de lançamento de receita, filtrando pela receita e fonte, durante o ano.
ACESSAR EM: Balancete\Movimentos\Estorno de Receita.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: O contrato em questão é um contrato de obra, nesse caso tem que informar o subassunto em seu cadastro ou o empenho que informou este contrato está com elemento de obra 449051, mas o assunto no cadastro do contrato não está selecionado obra. Se for referente a obra, informar também o subassunto.
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Contrato
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Verificar se a unidade da ficha do empenho, do contrato e da obra são iguais. Tem que ser a mesma. Verificar também se o contrato foi informado em mais de um empenho no mês e se o elemento dos dois empenhos é referente a obra 449051.
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Contrato e Balancete/ Movimentos/ Empenho
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Existem dois contratos com o mesmo número para fornecedores diferentes. O número tem que ser diferente para um dos fornecedores.
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Contrato
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: A unidade utilizada no contrato não é a mesma do empenho e não foi no orçamento. Tem que informar a mesma unidade da ficha utilizada no empenho para o contrato vinculado.
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Contrato
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Abrir o cadastro do Empenho em questão, modificar, mudar a Modalidade de Licitação para 10, que habilitará o campo Fundamentação Legal e retirar as informações, em seguida voltar para a modalidade correta (X) e Salvar.
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Empenho
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Provavelmente o mês anterior ainda não consta na base de dados do TCM.
ACESSAR EM: https://www.tcmgo.tc.br/portaldocidadao/, escolher o município, esolher a opção “Finanças - Despesas” no canto superior esquerdo, selecionar o órgão e pesquisar. Verificar na última página qual os últimos empenhos enviados.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
ACESSAR EM: Tesouraria\Relatórios\Extrato de contas.
- Saldo Inicial (X) diferente do Saldo Final (XXXXXX) do Mês Anterior.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Se já foi gerado saldos bancários e não resolveu, provavelmente foi cadastrado, modificado ou deletado algum lançamento em que essa conta bancária estava informada. Verificar no arquivo CTB do mês anterior e verificar o saldo da conta (registro 10) e das fontes (registro 11).
ACESSAR EM: Tesouraria\Relatórios\Extrato de contas.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
ACESSAR EM: Tesouraria\Outros\Gerar saldos bancários.
Solução para os 2 erros:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Alterar o código do banco no cadastro da conta bancária, conforme códigos dos bancos, ver tabela de codificação do TCM.
ACESSAR EM: Balancete\ Principais\ Conta Bancária
ACESSAR EM: Balancete\Movimentos\Liquidação.
ERRO:
CTB00002 O código da Unidade Orçamentária (X) não consta no arquivo UOC.TXT
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Existe uma conta bancária cadastrada com essa unidade, porém não consta essa unidade no orçamento. Verificar se a conta tem saldo, se não tiver INATIVA-LA.
ACESSAR EM: Balancete/ Principais/ Conta Bancária
ERRO:
Registro duplicado
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Existem contas bancárias com o mesmo número, agência e tipo. Só pode ter uma conta com essas informações.
ACESSAR EM: Balancete\ Principais\ Conta Bancária
ERRO:
O somatório saldo do início do mês (XXXX,XX) das contas do tipo 01 (conta movimento) por fonte de recursos (200.000) do registro das Contas Bancárias/Caixa por Fonte de Recursos (registro 11) é diferente do valor do saldo do banco do exercício anterior (XX.XXX,XX) por fonte de recursos do Balancete Financeiro por Fonte de Recurso (registro 91)
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Verificar o arquivo do mês anterior o saldo da conta. Possivelmente foi alterado, ou deletado algum registro depois de ter enviado o balancete.
ACESSAR EM: Tesouraria\Relatórios\Extrato de contas.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Existe duas dívidas fundadas com o mesmo número de lei ou tipo, não pode.
ACESSAR EM: Balancete\Principais\Dívida Fundada
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete\ Principais\ Dívida Fundada
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Trocar o elemento do empenho para um válido conforme tabela de codificação de despesas do TCM.
ACESSAR EM: Balancete\ Movimentos\ Empenho
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete\ Movimentos\ Empenho; Contrato.
ERRO:
Empenho de código de obra não presente no cadastro de Obras.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: Verificar se a unidade da ficha do empenho, do contrato e da obra são iguais. Tem que ser a mesma.
ACESSAR EM: Balancete\ Movimentos\ Empenho
ERRO:
EMP0004 - O contrato de número XXXXX e ano XXXX não consta na base do Colare.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: https://virtual.tcmgo.tc.br/envio-manual/#/login, realizar o login pelo certificado digital e verificar se o contrato está no COLARE ENVIOS e se já está homologado.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguinte:
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Lançamento de Extra Orçamentária
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete/ Principais/ Extra Orçamentária
ERRO:
EXT00004 A descrição da extraorçamentária (XXXXXXXXXXXXXX) informada no arquivo está divergente da descrição informada anteriormente para a mesma identificação em um registro anterior do arquivo EXT (XXXXXX).
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete/ Principais/ Extra Orçamentária
ERRO:
Registro Duplicado
ERRO:
Extra Orçamentária já existe para o referido ano.
Solução:
Para resolver ambos os problemas é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete/ Principais/ Extra Orçamentária
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguinte:
ACESSAR EM: Balancete/Remessas(Governo)/Gera Arquivos tribunais, se for preciso gerar novamente o arquivo.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete/Remessas(Governo)/Gera Arquivos tribunais.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete / Outros / Gera Movimento Contábil
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Configuração / Megaadmweb / Cadastros / Órgão
Solução:
Verificar se o balancete de verificação está fechando o total de D e C. É provável que não esteja. No caso, seguir os passos:
Gerar ajuste contábil (tela 1274 corrigir movimento contábil) marcando todas as opções;
Gerar movimento contábil (335 Gera movimento contábil).
ACESSAR EM: Balancete/Outros/Ajuste Movimentos Contábeis; Balancete/Outros/Gera movimento contábil.
Solução:
Verificar se o balancete de verificação está fechando o total de D e C. É provável que não esteja. No caso, seguir os passos:
Gerar ajuste contábil (tela 1274 corrigir movimento contábil) marcando todas as opções;
Gerar movimento contábil (335 Gera movimento contábil).
ACESSAR EM: Balancete/Outros/Ajuste Movimentos Contábeis; Balancete/Outros/Gera movimento contábil.
Solução:
Verificar se o balancete de verificação está fechando o total de D e C. É provável que não esteja. No caso, seguir os passos:
Gerar ajuste contábil (tela 1274 corrigir movimento contábil) marcando todas as opções;
Gerar movimento contábil (335 Gera movimento contábil).
ACESSAR EM: Balancete/Outros/Ajuste Movimentos Contábeis; Balancete/Outros/Gera movimento contábil.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
ACESSAR EM: Balancete/ Movimentos/ Movimento Contábil
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
ACESSAR EM: Balancete/Outros/Gera movimento contábil; Balancete/Principais/Plano de contas contábil; Balancete/Outros/Ajuste Movimentos Contábeis.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
ACESSAR EM: Balancete\Movimentos\Empenho.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:ACESSAR EM: Balancete / Movimentos / Liquidação
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
PROCEDIMENTO:
O tipo de envio para órgãos novos tem que ser:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:
Obs: se forem várias contas será necessário fazer esses procedimentos em todos os órgãos antes de analisar o arquivo. No caso de serem poucas contas, pode-se fazer uma pesquisa para saber em qual órgão está os lançamentos e, somente nestes, fazer esses passos.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Essa receita no sistema está com valor, porém no arquivo do orçamento foi enviado sem ou alterado a unidade ou rubrica da receita depois. Verificar se foi alterado a rubrica ou unidade dessa receita fazendo a pesquisa de LOG em: Configurações/Megaadmweb/Segurança/Pesquisa de LOG.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:ACESSAR EM: Balancete / Movimentos / Lançamento de Receita, trocar a receita para uma com título analítico.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Obs: Em alguns casos o problema pode ser a forma que esse resto foi enviado no Balanço e a forma como foi enviado nos balancetes , analisa junto ao TCM a questão!
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:ACESSAR EM: Balancete / Pesquisas / Fornecedores, fazer a pesquisa pelo número do resto/empenho e verificar se este resto possui saldo. Provavelmente no TCM ele já não tem mais saldo.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:ACESSAR EM: Balancete / Pesquisas / Fornecedores, no órgão que o resto estava, pesquisar por número do empenho e verificar se havia saldo. Verificar também o arquivo de Janeiro enviado deste órgão e olhar se foi enviado o resto com saldo.
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Solução:
Para esse problema é necessário fazer o seguinte:
Obs: Em alguns casos o problema pode ser a forma que esse resto foi enviado no Balanço e a forma como foi enviado nos balancetes , analisa junto ao TCM a questão!
Solução:
Para esse problema é necessário fazer os seguintes passos:ACESSAR EM: Configuração/Megaadmweb / Cadastros /Unidade